Denominamos de Dedo em Gatilho a patologia que cursa com dor e travamento de um ou mais dedos ao realizar o movimento de abrir e/ou fechar as mãos. O engatilhamento ocorre devido a uma dificuldade que o tendão flexor do dedo enfrenta ao passar por um sistema de polias, que são como ligamentos, que juntos formam túneis na palma da mão, e podem estar espessados. Quanto mais o dedo engatilha, mais inflamados os tecidos ficam, entrando num círculo vicioso.
Apesar do nome dedo em “gatilho”, nas fases iniciais o único sintoma pode ser a presença de dor na região da palma da mão, devido à inflamação e espessamento das “polias”. Com o avançar da doença surge a dificuldade de fletir ou estender o dedo acometido, podendo inclusive ocorrer o “travamento” total, sem possibilidade de esticar o dedo mesmo com auxílio da outra mão.
O tratamento conservador é realizado através de exercícios com terapia de mão, uso de anti-inflamatórios e infiltrações no local da polia. Na falha do tratamento conservador, o tratamento cirúrgico está indicado, através da liberação minimamente invasiva da polia acometida.