Dores Crônicas

Entenda melhor as principais Dores Crônicas que podem ocorrer na mão e punho.

Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do túnel do carpo é uma das patologias mais frequentes que acometem a mão. Ocorre devido a compressão do nervo mediano ao passar pelo punho, dentro de um compartimento apertado chamado de túnel do carpo.

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são inicialmente dor, formigamento e dormência, e num estágio mais avançado ou tardio, podem evoluir com fraqueza, perda de força e de destreza da mão afetada. Os sintomas podem ser mais evidentes à noite, ou após atividades repetitivas.

O tratamento costuma ser feito primeiramente sem cirurgia, com uso de órteses, fisioterapia, medicações anti-inflamatórias e eventualmente infiltrações locais. Quando os sintomas não melhoram com o tratamento inicial ou em casos já graves e avançados, o tratamento cirúrgico pode ser indicado, com a técnica aberta ou endoscópica.

Dedo em Gatilho

Denominamos de Dedo em Gatilho a patologia que cursa com dor e travamento de um ou mais dedos ao realizar o movimento de abrir e/ou fechar as mãos. O engatilhamento ocorre devido a uma dificuldade que o tendão flexor do dedo enfrenta ao passar por um sistema de polias, que são como ligamentos, que juntos formam túneis na palma da mão, e podem estar espessados. Quanto mais o dedo engatilha, mais inflamados os tecidos ficam, entrando num círculo vicioso.

Apesar do nome dedo em “gatilho”, nas fases iniciais o único sintoma pode ser a presença de dor na região da palma da mão, devido à inflamação e espessamento das “polias”. Com o avançar da doença surge a dificuldade de fletir ou estender o dedo acometido, podendo inclusive ocorrer o “travamento” total, sem possibilidade de esticar o dedo mesmo com auxílio da outra mão.

O tratamento conservador é realizado através de exercícios com terapia de mão, uso de anti-inflamatórios e infiltrações no local da polia. Na falha do tratamento conservador, o tratamento cirúrgico está indicado, através da liberação minimamente invasiva da polia acometida.

Síndrome do Túnel Cubital

A compressão do nervo ulnar ao nível do cotovelo geralmente ocorre por estiramento, ao se realizar movimentos repetitivos de flexão do cotovelo; e pode ocorrer em diversos locais. Pode gerar dormência dos dedos anelar e mínimo e em casos progressivos causa alterações mais graves como deformidade em garra ulnar, incapacidade de abrir e fechar os dedos, dificuldade de pinça lateral com o polegar, etc.

O tratamento não cirúrgico envolve exercícios para o desbalanço muscular e fortalecimento com terapia de mão, reeducação postural para evitar movimentos de flexão, uso de órteses específicas, anti-inflamatórios, entre outras modalidades.

Em casos de não melhora, ou casos graves, a cirurgia está indicada com liberação do nervo dos seus sítios de compressão com ou sem transposição do seu local de origem.

Mão Reumatóide

Paciente com doenças sistêmicas pode desenvolver uma série de deformidades no punho, na mão e nos dedos, devido ao desbalanço e à inflamação do tecido conectivo.

Nos pacientes com Artrite Reumatóide ocorre uma reação inflamatória exacerbada e generalizada, o que leva ao desbalanço ligamentar e tendíneo, gerando dor, deformidades e rigidez articular, e com a progressão da doença, pode ocorrer artrose. Como nossas mãos possuem muitas articulações, são um dos principais locais em que a artrite se desenvolve.

Muitas pessoas ficam em dúvida se quem faz o diagnóstico e tratamento da artrite é o ortopedista. Mas na verdade, quem cuida dessa doença principalmente nos casos iniciais é o médico reumatologista. Porém, em diversos casos em que as mãos do paciente já estão bastante comprometidas pelas deformações, existe o encaminhamento para o cirurgião da mão.
Por isto um bom controle da doença sistêmica é essencial para evitar uma progressão mais grave.
O distúrbio dos tecidos conectivos pode gerar lesões e deformidades típicas como dedo em botoeira, dedo em martelo, rizartrose, entre outras; e todos requerem tratamento e seguimento reumatológico e ortopédico especializado.

Temos algumas opções de cirurgia para o paciente com artrite reumatoide, visando principalmente controle da dor e melhora da função, proporcionando assim uma melhora da qualidade de vida.

Rizartrose

Chamada também de artrose do polegar, a rizartrose é uma doença caracterizada pelo desgaste e pela inflamação da articulação da base do polegar, local que sofre aumento de sobrecarga, principalmente durante o movimento de pinça.

Ocorre geralmente com o envelhecimento, sendo mais comum em mulheres acima de 50-60 anos, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens com história de trauma ou lesão prévia, ou ainda pessoas que realizam muitos movimentos delicados com o polegar e o indicador.

O paciente se queixa de dor na região da base do polegar, com fraqueza, principalmente ao se realizar pinça. Pode ocorrer também estalidos e crepitações na região, e, em casos mais graves, deformidades devido a insuficiência ligamentar associada.

O tratamento inicial é conservador através do uso de órteses específicas, reabilitação e fortalecimento com terapia de mão e, em casos selecionados, infiltração local com anti-inflamatórios.

Para casos refratários, o tratamento cirúrgico está indicado, contando com várias técnicas como reconstrução dos ligamentos acometidos, ressecção óssea da articulação acometida associada à suspensoplastia, artroplastias, osteotomias e artrodeses, devendo ser individualizado para cada paciente a depender de suas demandas e do grau de acometimento.

Dor na Borda Ulnar do Punho

Dor na borda ulnar do punho é uma condição ampla, que envolve diversas causas como: lesões do complexo da fibrocartilagem triangular, impacto ulno carpal, tenossinovite do extensor ulnar do carpo, artrose radio ulnar distal entre outras. Por isso é importante a avaliação especializada através de anamnese e exame físico detalhado e solicitação de exames diagnósticos pertinentes para um adequado diagnóstico e tratamento direcionado.

A lesão aguda ou crônica da fibrocartilagem triangular é uma das causas mais frequentes, e pode ser traumática ou degenerativa. Ambas podem levar a incapacidade funcional e risco de artrose e dor crônica, por isso devem ser corretamente diagnosticadas e acompanhadas.

O tratamento não cirúrgico envolve o uso de órteses específicas de repouso, medicações anti-inflamatórias, exercícios e em alguns casos, infiltração. Cirurgia é indicada em casos mais graves, ou refratários ao tratamento clínico, e envolve, reconstrução ligamentar, artroscopia, osteotomias e artrodeses; a depender do caso.

Tenossinovite de Quervain

A tenossinovite de Quervain afeta os tendões da base do polegar responsáveis por sua extensão, causando dor, edema e comprometimento funcional principalmente do lado radial do punho e do polegar.

A maior parte dos pacientes é do sexo feminino, com idade acima de 40 anos, ou no período próximo à menopausa. Nessa fase as mulheres apresentam uma irregularidade hormonal que provoca a retenção de líquido no corpo. Isso causa o inchaço na mão (bainha dos tendões), e consequente travamento dos tendões. Pela mesma razão gestantes e mulheres que estão amamentando também apresentam um risco maior de apresentar a tenossinovite de Quervain.

Sobrecarga e realização de muitos movimentos repetitivos no punho também predispõem a lesão.

O tratamento não cirúrgico é amplo e envolve terapia de mão, anti-inflamatórios, órteses e, em casos selecionados, infiltração local da bainha dos tendões acometidos. Na manutenção dos sintomas, ou em casos mais graves, a cirurgia está indicada, realizando-se a liberação dos túneis inflamados que comprimem os tendões.