Cisto no Punho e na Mão

Articulações e tendões são estruturas que dependem de movimento para funcionar. Para favorecer essa mobilidade, um líquido recobre esses tecidos (líquido sinovial), funcionando como uma espécie de óleo lubrificante. Os cistos se formam quando esse líquido extravasa da articulação ou da bainha dos tendões. Na tentativa de conter esse vazamento, o organismo forma uma cápsula, que é o cisto.

O cisto sinovial é mais comum no dorso do punho, e depois na região volar e lateral, próximo à artéria radial, mas também pode ocorrer em outras regiões como nos dedos e ao redor dos tendões.

O cisto costuma ser mais um problema estético pelo seu crescimento e abaulamento, não causando dor, mas eventualmente pode acontecer, levando à diminuição da mobilidade e da força da articulação. Cabe ressaltar que nem todo abaulamento ou nodulação é cisto sinovial, por isso o acompanhamento especializado é fundamental.

Na presença de dor, crescimento, ou por razões estéticas, pode-se realizar a ressecção cirúrgica do cisto, que pode ser por via aberta ou por vídeo (artroscópica). A cirurgia também é útil para o diagnóstico preciso, através da biópsia do material retirado (exame anatomopatológico).

AGENDAR CONSULTA