Chamada também de artrose do polegar, a rizartrose é uma doença caracterizada pelo desgaste e pela inflamação da articulação da base do polegar, local que sofre aumento de sobrecarga, principalmente durante o movimento de pinça.
Ocorre geralmente com o envelhecimento, sendo mais comum em mulheres acima de 50-60 anos, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens com história de trauma ou lesão prévia, ou ainda pessoas que realizam muitos movimentos delicados com o polegar e o indicador.
O paciente se queixa de dor na região da base do polegar, com fraqueza, principalmente ao se realizar pinça. Pode ocorrer também estalidos e crepitações na região, e, em casos mais graves, deformidades devido a insuficiência ligamentar associada.
O tratamento inicial é conservador através do uso de órteses específicas, reabilitação e fortalecimento com terapia de mão e, em casos selecionados, infiltração local com anti-inflamatórios.
Para casos refratários, o tratamento cirúrgico está indicado, contando com várias técnicas como reconstrução dos ligamentos acometidos, ressecção óssea da articulação acometida associada à suspensoplastia, artroplastias, osteotomias e artrodeses, devendo ser individualizado para cada paciente a depender de suas demandas e do grau de acometimento.